domingo, 26 de maio de 2013

COLUNA DE LISO DA BAHIA


 Coluna Liso da Bahia (20ªEdição)


Seleção Brasileira
Se eu fosse técnico da Seleção Brasileira eu aproximaria mais os setores defesa, meio-campo e ataque. Algo que o futebol europeu tem feito nos últimos anos cada vez melhor e também trocam mais passes. O Brasil troca passes mas não joga um bom futebol coletivo. Hoje, o europeu é quem joga melhor o futebol coletivo.
Temos um bom número de excelente volantes para a Seleção. Acho que eles deveriam jogar como Schweinsteiger, que é um volante que joga de uma intermediária a outra marcando e armando as jogadas e se revezando na hora de subir. Os meias devem ajudar a compor as duas linhas de quatro defensivas quando formos atacados e ter a responsabilidade da armação de jogadas sendo auxiliados nesta tarefa pelos volantes e apoiarem o ataque. Os atacantes quando isolados devem recuar para receber a bola e diminuir o espaços entre o meio de campo e o ataque.


Copa Bahia Máster 2013
Está em grande fase o botonista Hosaná do CEPE 2004, venceu a Copa Bahia Máster 2013. Elói, do CEPE 2004 foi o vice. Excelente botonista, já joguei amistoso com ele. Em terceiro lugar foi Jair do Grêmio Cosme de Farias. Em quarto lugar, Manuel botonista da Lapinha.

Acra futmesa
Campeonato Interno 2013

Primeiro turno (Classificação em 22/05)
1)Danilo 29pts 13jgs
2)Dudu 26pts 12 jgs
3)Walter 22pts 13jgs
4)Aragão 21pts 11jgs
5)Marilton 19pts 10jgs
6)Antonio Marcos 11pts 6jgs
7)Rogério 11pts 7jgs
8)Fabrizio 10pts 9jgs
9)Alfredo 10pts 10jgs
10)Cézar Gualberto 9pts 7jgs
11)Lucas 8pts 6jgs
12)Fábio Lustosa 8pts 10jgs
13)Marcio Neves 8pts 11 jgs
14)Dino 4pts 4jgs
16)Roberval 2pts 4jgs
17)Camile 1pt 9jgs
18) Rafael 0pt 2jgs

Já sabemos que Rafael não completará os jogos, nem ele nem o primo dele Wescley devem retornar ao futmesa. Estão sem vontade de jogar. Wescley quando jogava constantemente ganhou ótimos troféus nos juniores. Jogou o segundo turno de 2011 do campeonato interno da Acra futmesa e não retornou mais a partir de  2012, a não ser esporadicamente com Rafael. Rafael com 11 anos já tinha uns 03 anos de muito treino no campo do tio, Walmir que é botonista da Acra. Jogou um tempinho na Acra e largou o botão junto com Wescley, arriscando um palpite sobre a idade dele acho que deve estar hoje com 16 anos. É uma pena ele descurtir de botão tão cedo, nem no campo do tio ele treina e já tem um tempo.

Taça Cidade de Estância

A prefeitura de Estãncia firmou parceria com a Federação Sergipana de futebol de mesa e o Clube dos Amigos-SE na intenção de divulgar o futebol de mesa. Campeonatos serão disputados em Estância com excelente infra-estrutura. Estância é próxima a Aracajú, onde fica a sede do Clube dos Amigos.

Foi a 14ª edição do torneio de integração Acra futmesa x Clube dos Amigos disputada no dia 03 e 04 de maio deste ano. Premiações:

Campeão: Flávio Lisa (Clube dos Amigos-SE), Flávio somente sofreu gol na final, onde empatou de um a um, jogou 9 partidas.

Vice-campeão: Hamilton Mutti Jr. (botonista da Associação Santamarense de futebol de mesa, o tri-campeão de campeonatos brasileiros veio reforçando o Clube dos Amigos para o confronto contra a Acra futmesa).

Terceiro lugar: Lucas(Acra futmesa)

Quarto lugar: Fernando (Clube dos Amigos-SE)

Maiores campeões dos torneios de integração Acra futmesa x Clube dos Amigos-SE:

Lucas (Acra futmesa) – 5 troféus de campeão, desafios: 1º, 2º, 4º,5º, 11º, 5 troféus de campeão.

Flávio (Clube dos Amigos) – 2 troféus de campeão, desafios: 8º, 14º.

Dudu (Acra futmesa) – Desafios:7º, 12º

O 1º desafio foi dia 31/10/2009 e o último dia 04/05/2013

 Taça Bahia 2013  

Gabriel consolida-se na liderança da disputa para ser o Botonista de Ouro da Federação Baiana em 2013. Mais uma vez vence um  torneio. Esta Taça Bahia reuniu botonistas de diversas categorias de idade, foi disputada dias 18 e 19 de maio. Participaram botonistas juniores, seniores, masters e da categoria especial.

Premiações:
Campeão: Gabriel Melo  (Associação Baiana)
Vice-campeão: Diógenes Mota (Associação Baiana)
Terceiro lugar: Renivaldo (CEPE 2004)
Quarto lugar: Bob (Lapinha)

A Associação Baiana lidera a disputa para Clube de Ouro da Federação Baiana em 2013. O pentacampeão brasileiro Diógenes mais uma vez no pódium mostrando que continua forte o seu futebol de mesa.

Um abraço especial aos botonistas do Clube dos Amigos

terça-feira, 21 de maio de 2013

COLUNA DO PRESIDENTE (82ª EDIÇÃO)

Valorosos e prestimosos leitores, obrigado pela saudade manifestada de meu pasquim semanal. Uma imperscrutável preguiça me impede de maior regularidade, ainda mais assoleado pelo frio que, a cada dia mais, se torna crudelíssimo. Porém, vamos às novas.

Segundona Gaúcha - Bom, para mim esse é o nome. Muito me ufano pelo Leão ter obtido o acesso à primeira divisão do futebol gaúcho depois de mais de uma década. Contudo, analisando criticamente a jaez e a cena do futebol gaúcho atual, diga-se a qualidade dos clubes do interior, sinceramente, não vejo muito o que comemorar. A diferença técnica entre os "imundos da capital", como diria o Prof. Pedrinho, e os clubes do interior é abissal, tanto que a conquista do campeonato gaúcho não serve de paradigma para os campeonatos em nível nacional disputado pela dupla GRENAL. A decisão entre São Paulo e Brasil, tecnicamente foi paupérrima, as equipes não conseguiam trocar quatro passes seguidos. Valeu pela decisão emocionante, com falta de luz e tudo. Porém, acho que os campeonatos regionais deveriam ser repensados. Atualmente eles se sustentam e legitimam, apenas e tão-somente por questões históricas, para mim já superadas diante do mundo globalizado, que universalizou o acesso ao futebol de qualidade através das mídias.

A sina "da lenda" - Adentrou no recinto com a verga içada e apta à cópula. Ao fim e ao cabo saiu da batalha com as hemorroidas calcinadas. Nosso lendário templário havia se incluído entre os favoritos do certame, não passou da primeira fase, como sói acontecer nos últimos tempos. Triste sina (segundo alguns decorrente de praga rogada pelo Mané, o qual havia epitetado nosso ícone com a triste antonomásia de bônus da chave.

O blog do momento - Imperdível o blog da querida coirmã AFUMERG, capitaneado pelo silvícola de etnia mbyá-guarani Wilson "índio" Silveira está simplesmente  sensacional, muito divertido, com polêmicas, cornetas, gozações e tudo mais. Acessem através de nossa barra lateral.

J. Bahia o fanfarrão do momento - J. Bahia faz valer a máxima de que o galo deste terreiro é ele. Após bater a Anaconda com 4 pauladas, traçou Alexotan Totoca por um tento a zero e já prometeu o fofinho Rodalles. J. Bahia afirmou que quando passa do pórtico "acusa o golpe" mas que, nos seus domínios não tem pra ninguém.

Estadual de equipes - Estamos ultimando os preparativos para o certame, esperamos poder fazer uma bela festa, com muita amizade e futebol de mesa competitivo. Aguardem, quem viver.......verá!

Até qualquer hora!!!

domingo, 12 de maio de 2013

COLUNA DO PRESIDENTE (81ª EDIÇÃO)

Amigos leitores, eis-me aqui novamente após período de turbulência em minha higidez decorrente da provecta idade em que me encontro, porém, o pulso ainda pulsa.

Ludopédio - Indubitavelmente o Atlético Mineiro desponta como o melhor time brasileiro da atualidade. Tudo está dando certo. O R10 (ou pilantra) resolveu voltar a jogar, Jô, que em Porto Alegre só queria fazer festa, não para de fazer gols. Nesse contexto, o galo é a equipe brasileira que se credencia ao título. Contra si, o fato de jamais ter vencido uma competição da magnitude da Libertadores.

O esporte bretão volta à zona sul - Sem dúvida o público da zona sul do Estado do RS é um dos que mais aprecia o futebol. Nada mais justo do que duas das mais tradicionais equipes se defrontem na decisão do primeiro turno. Em que pesem as limitações técnicas de ambas as equipes, o que ficou evidente, as equipes foram aguerridas e mereceram fazer a final. Na minha opinião não há favoritos. O que me causou perplexidade foi a fórmula de disputa do acesso. Achei tremendamente complicada (também eu só tenho um neurônio!).

Tricolor na Colômbia - O Independiente de Santa Fé é time faceiro, isso ficou claro, viável a classificação do Grêmio (obviamente se o Cris não jogar). Precisa entrar focado, como diria o saudoso Duda, hoje vivendo em um tugúrio que é seu cárcere, tem que se "enchiqueirar" e só sair para matar o jogo.

Colorado na Copa do Brasil - Precisa tomar cuidado com o Flávio Caça Rato, assim seria de bom alvitre preparar um RODOX!!!

Estadual de Masters - Desgraçadamente ainda não tenho idade, apenas no ano que vem. Destarte, o favorito é o "Seu Adão", Ronir será o vice, o charmoso dindo Osmar será o terceiro com o CHEFE em quarto. Quem viver, verá!

Figthing na Gomes Freire - O Jogo entre Rato e Buzina quase descamba para as vias de fato, para alegria dos demais associados que gostam de "coisa de macho" (já que somos bâmbis segundo se especula). Contudo, o Chael Sonnen e o Wanderlei Silva ficaram só na provocação, com direito a "me bate na cara se tu é macho". Associação que briga unida permanece unida.

João "o fanfarrão" - J. Bahia sapecou um quatrilho na Anaconda, esta magoada promete revanche com vitória acachapante. Oremos!!!

sábado, 4 de maio de 2013

COLUNA DE LISO DA BAHIA


 Coluna Liso da Bahia (19ªEdição)

Na disputa para ser o Botonista de ouro da Federação Baiana, na categoria especial, lidera Gabriel Melo. Em segundo, Murilo da cidade de Santo Amaro da Purificação. Tosta na terceira colocação. Danilo da Acra futmesa em quarto lugar.

Em Ilhéus foi disputada a Taça Cidade do Interior categoria sênior no dia 13 de abril. Fábio retornou a Alagoinhas com o troféu de vice-campeão empatando com Paulo Machado (AIFM)(Associação Ilheense de futebol de mesa) na final. Paulo venceu Fábio nos pênaltis por cinco a quatro. Roberto Cezar (AIFM) ficou em terceiro e o quarto lugar foi Hamilton Mutti jr.

Na Taça Cidade do Salvador Sênior Aliomar Neves foi o campeão. O Vice foi Hosaná. Em terceiro, Tosta. Em quarto lugar, Omar da Academia de futebol de mesa, associação de Salvador. Foi o primeiro título de campeão pela Federação Baiana de Aliomar Neves.

Acra futmesa

Na Acra futmesa Danilo mostra-se como o ataque mais positivo devido a criar muitas situações de gol durante as partidas, e, assim deve terminar o primeiro turno. Como melhor defesa temos a disputa forte entre Walter, Dudu, Danilo e Aragão.

Classificação em 01/05

1)Danilo 28pts 10jgs

2)Walter 18pts 11jgs

3)Aragão 17pts 9jgs

4)Dudu 16pts 7jgs

5)Marilton 16pts 9jgs

6)Antonio Marcos 11pts 6jgs

7)Rogério 10pts 5jgs

8)Alfredo 8pts 6jgs

9)Marcio Neves 8 pts 10jgs

10)Lucas 5pts 4 jgs

11)Fábio Lustosa 5pts 7jgs

12)Cézar Gualberto 5pts 5 jgs

13)Walmir 4pts 6jgs

14)Fabrizio 3pts 5jgs

15)Dino 1pt 2jgs

16)Camile 1pt 8jgs

17) Roberval 0pt 2jgs


Futebol de campo

Champions League

As duas goleadas do Bayern de Munique sobre o Barcelona me chamaram a atenção pela força do time que derrotou com larga folga o Barcelona considerado por muitos o melhor time do mundo. Interessante ele golear e não se fechar, querer mais, continuar indo para frente e pouco o Barcelona chegar ao gol do Bayern devido a qualidade da marcação feita por pressão que sufocou o Barcelona que demonstrou ter dificuldades de chegar na área adversária. Pode-se subir e marcar por pressão, ou se fechar rapidamente quando se perde a bola. Não sou contra as duas linhas de quatro defensivas armadas pelos técnicos. Um bom contra-ataque acho também muito eficiente. Acho também que se um time sabe se fechar bem e sabe chegar fácil ao gol adversário é ótimo. Ruim é quando um time parte ofensivamente e não marca nem por pressão no ataque nem se fechando quando perde a bola. Acho ruim também quando um time pensa tanto em se defender que esquece o caminho do gol adversário.

Estadual Liso gaúcho Especial 2013

Meus parabéns Riograndinos por conquistarem 03 das quatro colocações no último estadual gaúcho. Parabéns Alex pelo título! Parabéns Silvio e Rodalles pelas premiações. Sendo excepcional o desempenho da ARFM e digno dos maiores elogios. Parabéns Mateus Pierobom da Academia pelo quarto lugar.

Assisti vídeos com jogadas de algumas partidas do Estadual e gostei muito. Assisti: uma excelente cavada do Alex, um belo gol do Silvio,  excelentes lançamentos do Mateus Pierobom e do Alexandre Schlee.

Um abraço especial a Alex Degani, Silvio Silveira e Luiz Antonio Rodalles