sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Coluna Liso da Bahia (13ª Edição)


INCAP MASTER 2012  
Marilton representou a Acra futmesa mas não ganhou troféu. Foi disputado no Clube 2004 nos dias 28 e 29 de julho. Premiações:
Campeão: Jair (Grêmio Cosme de Farias - Salvador-BA).
Vice-campeão: Giovanni Moscovits (Clube 2004 - Salvador-BA).
Terceiro lugar: Edmilson Couto (Academia - Salvador-BA).
Quarto lugar: Valter Teles (Associação Baiana de futebol de mesa - Salvador-BA).


Esquema tático - futebol de campo
Na década de 1970, aqui no Brasil, a maioria dos times de futebol jogava da seguinte forma (era a formação tática mais vista): quatro zagueiros, um volante, um armador, um ponta de lança, um ponta direita, um centroavante, um ponta esquerda. O armador jogava de uma intermediária a outra, marcando e armando as jogadas. O ponta-de-lança marcava até o meio-campo não passando para o campo de defesa para marcar, era o homem de ligação do meio-campo com o ataque e em boa parte das equipes era o craque e artilheiro do time, o camisa 10. Pelé é um exemplo de ponta-de-lança. Hoje é raro algum jogador ser visto jogando numa função parecida com os antigos pontas-de-lança. As equipes foram abandonando os pontas tradicionais que foram substituídos por jogadores de outras funções, os armadores rarearam muito passando a função de armação de jogadas a serem feitas geralmente por meias que não jogam numa faixa tão ampla do campo como os armadores tradicionais. As equipes, aos poucos, foram passando de ter de um, como no passado, a dois ou três volantes.
Um enorme número de modelos foram formados, tendo hoje diversas formações táticas possíveis de serem escolhidas pelos treinadores. Vou exemplificar as que mais conheço. Tem time que gosta de jogar assim: quatro zagueiros, dois volantes, dois meias que marcam fechando as laterais e apoiam, e dois atacantes. É 4-4-2, são duas linhas de quatro e mais dois atacantes. Se as duas linhas de quatro estão bem fechadas na defesa fica mais difícil infiltrar no sistema defensivo. No entanto, se a segunda linha de quatro sobe, o time fica ofensivo e marcando por pressão a saída de bola do adversário. Na final olímpica agora em 2012 quando o México foi campeão no futebol masculino em cima do Brasil ele jogou com duas linhas de quatro. Quando o México subia marcava por pressão, o primeiro gol do México foi na saída de bola do Brasil, os mexicanos tomaram a bola. Quando o México recuava as duas linhas de quatro fechavam os espaços na zaga, isto ocorria quando o México tinha a posse de bola e perdia, o time recuava todo para fechar os espaços..
Há também a variação 4-2-3-1 que é muito utilizada. Nela os meias marcam e armam as jogadas apoiando o ataque.
Há outra formação que de uns poucos anos para cá tem sido abandonada cada vez mais por treinadores. Quatro zagueiros, dois ou três volantes que marcam mais do que apoiam, um meia responsável pela armação que não marca e atacantes que não marcam. A tendência a tual do treinadores é querer volantes que tenham uma boa saída de bola e meias que fechem os espaços, por isto esta formação vem perdendo adeptos.
Um grande número de modelos como os que relatei acima foram montados em equipes de futebol. Não tenho como retratar todos, ficaria muito extenso, não conheço também por completo toda a extensa gama de variedades. Hoje, a maioria das equipes brasileiras possuem meias que ajudam na marcação e armam as jogadas.



Torneio de Integração 
Clube dos Amigos(SE) x Acra futmesa
 
Quatro torneios de integração são feitos por ano entre os botonistas do Clube dos Amigos de Aracajú enfrentando os botonistas da Acra futmesa. Dois são disputados em Aracajú e dois em Alagoinhas.
Resultados da disputa do dia 19/08/2012  

Quartas-de-final
Alagoinhas                               Aracajú
Lucas        2      x        0           Eró
Danilo       0      x         0          Marquinhos
Waltinho    1     x         0          João
Fábio         0     x         2          Magno
Classificaram-se Lucas (Acra futmesa), Marquinhos (Clube dos Amigos), Waltinho (Acra futmesa), Magno (Clube dos Amigos).

Semifinais
Lucas  2 x 0 Magno
Walter 0 x 0 Marquinhos

Final
Lucas 2 x 0 Marquinhos

Lucas campeão!


Campeonato Baiano
Equipes Sênior  2012 
 
Disputado dias 18 e 19 de agosto
Campeão: Liberdade (Adailton, Aliomar, Tosta e Irênio).
Vice-campeão: Baiana (Brandão, Serginho, Valter Telles e Gerdival).
Terceiro lugar: Clube 2004 (Américo, Valter, Ferfon,  Adeolito e Aliomar Brito).
Quarto lugar: Lapinha (Manuel, Afrânio e Luizinho).


Um abraço especial a todos os botonistas da Riograndina







Nenhum comentário:

Postar um comentário