quarta-feira, 4 de maio de 2011

Jogo Rápido!



Nome: João Paulo Pacheco Garima 
Nascimento: 12/11/1985 
Naturalidade: Rio Grande - RS 
Associações por onde jogou: A.R.F.M 
Em que ano começou a praticar futmesa? Em 1992 ganhei um time de "panelinhas" do Sport Recife do meu pai. Lembro que, na época, fiquei meio chateado pois o time era vermelho e como sou gremista não queria usar as cores do rival, na mesma semana ganhei uma revistas de times de futebol no qual tinha alguns imblemas de times europeus. O que mais me chamou atenção foi o destintivo azul que tinha um leão. Na hora não pensei duas vezes, recortei e colei em cima dos botões vermelhos e dizia que era o Grêmio. Curiosamente os escudos recortados eram do Chelsea, na época um time que não tinha a expressão que tem hoje, mas desde lá continuo jogando com o Chelsea. Depois dos panelinhas passei para os puchadores que ganhei do meu maior incentivador (in memorian) meu e tio e pai Domingos Doadi Almeida de Carvalho, um time do artesão Amauri de Rio Grande. Em seguida passei a usar um time - do Neca como são conhecidos por aqui - com botões padronizados. Eu dizia que eram botões profissionais... rsrsrs... Sempre com o Chelsea. A partir daí, comecei a participar de campeonatos junto com alguns amigos e parentes numa mesa feita de um antigo quadro negro. Num desses campeonatos, um vizinho meu foi dar uma olhada na gurizada jogando. Esse vizinho fazia parte da A.R.F.M no ano de 1999 e como eu ganhei o campeonato (já cheguei em campeonato sim) rsrsrs me convidou para conhecer a associação que ele jogava. Eu não conseguia nem dormir... Tinha sido convidado para ir numa associação de profissionais... Chegando lá, fiquei impressionado com o tamanho das mesas... os times e os chutes incríveis! Pensei: não é pro meu bico os caras são muito bons então apenas conheci em 1999 a Riograndina. O tempo passou... O ano era 2006... Meu querido tio estava lendo o jornal e me chamou: "dá uma olhada aqui os caras aqui de Rio Grande foram campeões". Lí a materia e lá estava Ivan, Alex,Silvio, Douglas e Ronir tinham ganho o equipes de 2006, e ali também dizia os horários e dias de rodada. Mais uma vez incentivado pelo meu mentor (Domingos) fui lá conhecer! Só que fui no dia errado não era dia de rodada e estavam lá batendo uma bola o Thiago Rosa e o Jorgito (na época da ARFM). Entrei e comecei a dar uma olhada neles jogando, o Jorgito cavando tudo dando uns chutes dificílimos e, de repente olhei para a régua do cara e me apavorei... "o Jorgito não tem os dedos... o cara joga pra caramba com 6 dedos imagina quem tem todos" rsrsrs. Bom vou encurtar a história... A partir daí tomei, corajem e comecei a jogar na minha segunda casa, a qual faço parte desta familia até hoje 
Possui títulos à nível citadino? Quais? Não, mas todo ano no encerramento e entrega de troféus o Silvio me dá um quadro ou um certificado de revelação do ano hehehehe, ganhei os premios em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010 sou penta Revelação hehehe 
Já se destacou em competição à nível estadual e/ ou nacional? Não. Para muitos pode parecer bobagem mas em  2010 fui a POA pescar uma vaga no brasileiro de cavados. Só que não sobrou e pintou uma vaga no liso... Fiquei meio indeciso, pois nunca tinha tocado num botão liso e também não tinha time. O amigo Dani da Afumepa me emprestou um time e vamos lá... Fui pros coco. Minha intenção era apenas tentar não levar goleada. No 1º jogo sai tomando 2 em 5 minutos de repente sobrou uma bola pra mim, e eu gritei : Dani qual é o grau dos botões, foi motivo de risada até do juiz, acabei empatando o jogo no final. Já tava ótimo tinha arrancado um empate o que viesse era lucro! Na partida seguinte tomei 4, então para me classificar tinha que ganhar no outro dia de um Baiano (Missão Impossível). Lembro  que  comecei a ficar na volta das mesa só olhando para tentar aprender algo. A noite junto com meu companheiro de quarto, o Duda, comecei a falar: cara vou fazer  o crime nesse baiano... Dormi sonhando com o baiano rsrsrsrs. No outro dia fui pro jogo super concentrado, saí ganhando e sedi o empate no final do 1º tempo. Ai no 2º tempo ficou o Sandrão e o Michel na volta da mesa dando força e o grande Leandrinho e o mestre Paulo Shemes do Circulo Militar me dando uns toques e torcendo, acabei no final do jogo fazendo um gol e quase cai das escadas comemorando hehehehe. Detalhe pra "mijada"... Veio um baiano e começou a reclamar para o meu adversário: "Como se foi perder pro gaúcho, ele não sabia a bainha dos botões nunca tinha jogado liso pô!" Brincadeiras à parte, pra mim essa foi minha primeira conquista. Neste campeonato fiquei encantando pois não nos dividimos em associações... Somos todos gaúchos torcendo uns pelos outros! 
Prefere a modalidade Liso ou Livre? Liso! 
Futmesa, para mim é... Um esporte incrivel que mistura competividade e amizade ao mesmo tempo Deixe uma mensagem: Joque futebol de mesa e sinta está emoção......

= = = = = = = = = =

LIBERTADORES

Hoje, realizar-se-á o tão sonhado dos torcedores da "dupla": um GRENAL na libertadores! Sabedores da grandeza de nossos clubes, seja azul ou vermelho, seja 1983 ou 2006, seja popular ou geral, é impossível não confiar na capacidades destas duas camisas! Vocês duvidam que ocorrerá Grenal na Libertadores? Então lembre do "Gabirú marcando contra o Barça" e da "Batalha dos Aflitos"... Teremos Grenal sim!!!

= = = = = = = = = =

1 abraço a todos, em especial ao amigo Silvio Cesar Silveira, o qual se recupera, a todo o vapor, de uma intervenção cirúrgica!


5 comentários:

  1. Tudo de bom ao Sílvio, que se recupere e volte a jogar, mas apenas botão...futebol não teu forte.rsrsrsrs
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Grande Silvio, que tenhas uma excelente recuperação e faz o que tu sabe meu guri.... VAI JOGAR BOTÃO MEU VELINHO... Hahahaha!!!

    Valeu e seja bonzinho com as fisiterapeutas...

    Abração!!!

    Maurício Ferreira (Chambinho)

    ResponderExcluir
  3. Sigam o novo blog da AFUMERG

    http://www.associcaoafumerg.blogspot.com

    Sigam e divulguem, um abraço!

    ResponderExcluir
  4. TENHO A INFORMAÇÃO DE QUE JOÃO GARIMA SOLICITOU FÉRIAS ATRASADAS A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (09/05) PARA SE DEDICAR EXCLUSIVAMENTE AOS TREINOS DE LISO.
    BOM TREINO MEU AMIGO JOÃO, DE REPENTE VIRAS PROMESSA TAMBEM NO LISO.

    ABRAÇO A TODOS

    LEONARDO / ARFM

    ResponderExcluir
  5. João Garima, foi muito bom conhecer a sua história no futmesa! Aprendi a admirá-lo como botonista e amigo, desde esse Brasileiro em POA. Realmente, a sua participação nesse Brasileiro foi admirável! Essa amizade teve continuidade no Estadual Senior que joguei pela ARFM em Pelotas. Foi importante o apoio recebido de você naquela competição. Desejo-lhe muito sucesso no Estadual Liso que disputará em Pelotas no próximo final de semana. Envio também um grande abraço ao meu amigo Silvio, desejando-lhe uma rápida recuperação da fratura. Clair Marques

    ResponderExcluir