quarta-feira, 11 de maio de 2011

Jogo Rápido!


Nome: Ronir Rodrigues de Oliveira
Data de Nascimento: 10/07/1964
Naturalidade: Rio Grande (RS)
Associaçoes por onde jogou: ARFM e SCRG
Como começou a praticar futmesa? Em que ano? O começo de tudo foi 1971, com um time "panelinha" do Palmeiras, clássico, com Gilmar, Dudu, Ademir da Guia,Leivinha e com ataque mágico Edu, Cesar e Nei. Depois, foram chegando os botões de acrílico, comprados na "Esquina da Sorte" e, mais tarde, no "Badejo" (sito na Rua  Benjamin Constant), não podendo deixar de lembrar do saudoso "Amauri" (localizado na Rua Colombo). Existiam os botões de 3 camadas (o Amauri fazia o levante dos botões com vidro e tinha três estágios... levantador, pouco levante e cavador). Assim formando "parelhas" daqui e parelhas de lá, fui jogando meu botãozinho pelas quadras dos amigos, dentre elas Canalete, Barão de Cotegipe, Dom Bosco e principalmente a Tiradentes. Datava 1979 e eu me encontrava no escritório do meu irmão, na Galeria São Pedro, quando vi entrando no prédio do antigo jockey club o até então conhecido Betão... Ao ver ele subindo as escadas entrei logo atrás dele e me deparei com uma coisa sensacional... a mesa da regra brasileira! Cara, era muito grande e as traves altas... o goleiro em pé! Decidi... Vou jogar essa regra!!! Precisava de um time todo igual e logo que cheguei na quadra, fui direto a casa do Gaspar, pois ele era o único que tinha um time todo igual - do Fluminense (fabricado pelo Amauri) - e a muito custo fiz o negócio... Foi então que em abril de 79 comecei a praticar a Regra Brasileira.
Possui resultados expressivos a nível citadino? Quais? Fui campeão da ARFM, nas temporadas 2002/2003 e 2003/2004.
Possui resultados expressivos em nível estadual ou nacional? Quais? Campeão Estadual Especial 1984; Campeão da Taça RS 1989; Campeão Estadual por Equipes 2006.
Prefere a modalidade Livre ou Liso? Quando comecei era só a modalidade livre. No início dos anos 80, tivemos jogando conosco um policial federal de Alagoas que trouxe para junto de nós toda a magia dos lisos. Até então, já existiam botonistas na cidade que jogavam com botões misturados (liso e cavado), a exemplo do que também ocorria em  Pelotas, Caxias, Porto Alegre e outras. Mas, com a ilustre presença nos rendemos aos lisos, mas em seguida a hegemonia do cavado ficou e o liso voltou para Alagoas. Hoje, me habituo mais ao livre mas voltarei ao liso tambem se deus quiser!!!
Qual o seu time de futmesa? De 1979 a 1983 tive vários! Em 1984, mandei fazer um time azul em Sergipe (fabricado pelo Antonio Oliveira) ao qual batizei de Cruzeiro! Nestes 27 anos, tive somente dois Cruzeiro (MG) e quatro paletas... As minhas paletas mágicas!
Futmesa pra vovê é... Uma vez, houvi que jogador de futebol frustrado tinha que jogar botão... Nunca fui frustrado, simplesmente sempre gostei do futebol de mesa. No estado joguei tudo, Vovozão, Fronteirão, Lagoão, Mergulhão, Estadual, Taça, Equipes e, à nível nacional, disputei Centro-Sul Brasileiro e Brasileiros por aí a fora... Graças ao meu futebol de mesa viajei bastante, sem ele não sei se teria viajado... Olha, para mim o futmesa - e principalmente a minha e nossa arfm - é com certeza minha segunda casa... Local onde vou, me divirto, brinco e ainda divirto os outros com frases célebres como, "jogo muito esse jogo" e "é por isso que eu não paro". Alguém já houviu alguma dessas?
Deixe uma mensagem: Amigos, quero dizer que mesmo tendo deixado a ARFM por um breve tempo, sempre sentí o forte companheirismo que sempre esteve com a gente. Acredito que temos realmente a melhor associação,  seja na amizade ou na competitividade. O que importa é que, enquanto o tempo passa continuamos amigos. Sinto saudade dos meus 15 anos, quando comecei, mas bom é saber que estou envelhecendo perto de amigos que levarei para sempre... Muito obrigado a todos que me proporcionaram muitas alegrias em minhas vitórias e me ampararam nas minhas derrotas!

Ronir: a "Lenda" do futmesa riograndino...
= = = = = = = = = =


Participe da nossa mais nova enquete!!! 
"O Duda deve entregar pro Michel?"
Até o momento, há quem ache que "sim"... Deve ser o pessoal do Cop (o Júlio talvez?!). Por que será?
Vote na barra lateral!!!

= = = = = = = = = =

1 abraço a todos os botonistas, em especial aos amigos da Afumeca e da Afumtiba!



4 comentários:

  1. Grande Ronir, meu amigo desde 1985, graças ao futebol de mesa.

    Um abraço a todos da ARFM

    ResponderExcluir
  2. Ronirssauro com certeza tu JOGAS MUITO ESSE JOGO MESMO!!!

    Mas o principal não é isso, além de jogares uma barbaridade, és um botonista que todos nós gostamos e nos divertimos muito em tua companhia!!!

    Grande abraço do teu amigo Chambinho!!!

    ResponderExcluir
  3. Ronir "Dino" Oliveira.
    Certamente um baita cara, uma pessoa querida e com histórias para se fazer um filme. Muito divertido, lembro de uma situação em que rimos muito: ...criei uma jogada pela lateral e não havia como tirar ou cobrir a bola, daí Ronir elegantemente posiciona o botão ao lado do meu deixando-me chutar, e eu digo: ué, não entendi...a gol -Tá colocado! diz Ronir, vou colocar a régua e não entra devido aquele botão, aí digo prá ele, agora entendi!"
    hehehehe
    Grande Ronir, parabéns e muito sucesso meu velho.

    ResponderExcluir
  4. Grande Ronir !!!!!! Ainda bem que tu não para mesmo !!!!!! Sempre muito bom te reencontrar pelas competições.

    Show a tua história

    Abração !

    ResponderExcluir