segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Coluna do Presidente (24ª Edição)


 
Esperando que todos nossos fiéis web-leitores estejam bem, eis-me aqui outra vez.

Taça RS Curling – Parabéns ao Daniel Maciel pela conquista desta competição experimental, bem como aos amigos de Caxias tuttto buona gente. Parabéns também ao Matheus da Academia pelo vice-campeonato. Com muita alegria nossa aguerrida entidade marcou presença em 50% da zona de premiação, através de nossos intrépidos Aleques Degane e Jota Bahia (este último além de jogar muito também vendeu bem as traquitanas do MERCENÁRIO, o que lhe garantiu, ao que parece, um polpudo patrocínio).

A polêmica: Curling x Embarrados – Estamos acompanhando a recente polêmica acerca de lisos e cavados. Inclusive com algumas reações adversas à última coluna do Pedrinho Hallal no Gothegol. O grande problema da democracia é que somos obrigados a respeitar a opinião dos outros, mesmo adotando a tese de que idiota é quem pensa diferente de nós. Sinceramente, achei ótima e jocosa a coluna do Pedrinho, aliás como sempre acho, como também é ótima a coluna do Cristian no mesmo blog. Aliás, não teria nenhum sentido escrever em um blog sobre futebol de mesa se não fosse para divertir, gozar com a cara de alguém e cornetar. Como já dizia uma provecta senhora que comia a própria coriza (ranho), gosto não se discute. Assim, sempre existirão discussões sobre lisos e cavados (curling e embarrados), qual o jogo mais técnico, qual o mais retranqueiro, enfim, discussões bizantinas que agradam a todos. Uma coisa é certa: quem joga bem liso, joga bem cavado, que joga mal liso, joga mal cavado. Dificilmente o sujeito é o cara numa modalidade e na outra é marreca. A questão é puramente de gosto. Lembro-me em 1989 quando José Bernardo Figueira foi campeão de veteranos em Santana do Livramento. Ele era o único que jogava de liso, todos os demais tinham botões cavados. Me recordo como se fosse hoje o gol que ele fez com Adãozinho na final, uma bucha seca sobre o goleiro do adversário, ainda por cima jogava de ficha. Tudo é uma questão de gosto, há espaço para todos, claro que com suas particularidades respeitadas (eu gostava quando se arrumava os botões apenas na saída e quando ocorria gol), mas enfim, o que vale é a diversão. A diferença dos adultos para as crianças é o preço dos brinquedos, alguém já falou.

Guga VW – O duende eletrônico aprontou mais uma sobre o multicampeão Sílvio Silveira. Desta vez bateu neste ícone da taubinha por dois tentos a zero, com direito a gol em que jogou a bola na “cabeça” de seu levantador dentro da área do River. De tão feliz o Guga continua com mesma cueca do jogo, tomará banho apenas na terça-feira. Por seu turno, o Silvinho não é encontrado desde quinta passada por volta da meia noite.

Histórias extraordinárias – Essa é outra história do queridíssimo Cristian Baptista que sempre nos prestigia. Espero que ele se lembre. O Cristian ainda era pequeno, acho que tinha uns oito anos. Estávamos na sede do departamento de futmesa do SC Rio Grande, mais ou menos umas seis pessoas em um sábado à tarde, aí o Cristian teve uma idéia legal, ou seja, vamos fazer um “quadrangular”.   Muito legal! Saudade tua Cristian, abração pra ti pro Renan e pro Chambinho (que jogava melhor futebol que botão, muito habilidoso na perna esquerda). Valeu gurizada!

= = = = = = = = = =
1 abraço especial a todos os botonistas do RS, em especial aos amigos de Caxias do Sul e de Santa Vitória do Palmar


6 comentários:

  1. Grande Mário, muito bom ler a tua coluna, também sou teu fã, assim como nosso amigo Cristian, que quando guri soltava suas pérolas e era chamado FRIS o filinho querido do DE BOER!!!

    Bem quanto ao futebolzinho, ainda estou correndo atrás da gorducha e dando muita alegria para a torcida do PANGARÉ (time qual eu defendo as cores aqui em Sampa).... Já no botão tens total razão... Hehehehehe!!!

    Valeu Mário, grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Mário, muito bom ler a tua coluna, também sou teu fã, assim como nosso amigo Cristian, que quando guri soltava suas pérolas e era chamado FRIS o filinho querido do DE BOER!!!

    Bem quanto ao futebolzinho, ainda estou correndo atrás da gorducha e dando muita alegria para a torcida do PANGARÉ (time qual eu defendo as cores aqui em Sampa).... Já no botão tens total razão... Hehehehehe!!!

    Valeu Mário, grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Como sempre ótima leitura das nossas segundas.

    Um abraço,
    Gothe.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de sugerir uma modificação da regra com intuito de dificultar a cobertura. Trata-se da proibição do botão defensor se colocar entre a bolinha e o botão atacante quando aquela (bolinha) estiver a 12 cm ou menos do botão atacante, ou seja, sempre que a bolinha estiver a 12 cm ou menos do atacante não pode haver cobertura, pois seria considerada falta técnica (obstrução) com o desfazimento da jogada e a possibilidade do chute a gol.

    ResponderExcluir
  5. Embora fique divulgando minhas pérolas, acho que o Mario merece uma promoção. Coluna do Mario no Gothegol toda segunda... Abssss!!!

    ResponderExcluir
  6. Mário: parabéns pelo que escreveste sobre a tal "polêmica". Penso exatamente como tu. O negócio é a gente se divertir, ganhando se der, aplaudindo os ganhadores sempre. Ah, e sacaneando todo mundo, porque, senão, não tem graça!

    ResponderExcluir