quinta-feira, 16 de junho de 2011

ARFM - 32 Anos

Em 16 de junho de 1979, foi fundada a Associação Riograndina de Futebol de Mesa. Há 32 anos joga-se a Regra Brasileira em Rio Grande... Parabéns ARFM, a maior estrela de nossa constelação! Aqui joga-se futebol de mesa de forma leal e competitiva... Aqui, somos competidores intrépidos... Não custumamos dar espetáculo, mas somos copeiros...

Parabéns ARFM! Em 1980, já cubríamos o Laçador com nossa bandeira, por meio da conquista da Taça RS de Clair Marques... De lá para cá, seguimos esta senda de vitórias, com várias conquistas, as quais nos tornaram cada vez mais fortes... Aliás, embora seja repetitivo, "Somos Fortes Porque Somos Unidos"...

Temos orgulho de vestir esta camisa... Hoje, quem já vestiu essa camisa, deve sentir-se parabenizado, pois ajudou a escrever esta longínqua história!

Obrigado a todos associados e ex-associados do "time" ARFM!

Nosso web-leitor pode curtir agora as palavras de nosso Presidente...


            "Queridos amigos web-leitores, estamos aqui excepcionalmente fora do nosso espaço habitual para comemorar nosso trigésimo segundo aniversário. Sem dúvida atravessamos um dos momentos mais felizes de nossa história. Muitos foram os títulos nos últimos anos, mas nem sempre foi assim. Na nossa caminhada até aqui, devemos fazer justiça com muitas pessoas, sem as quais nossa entidade não teria a pujança que tem hoje. Em 16 de junho de 1979, um dos idealizadores de formar um grupo de pessoas que se dedicasse à prática do futebol de mesa e que ainda esse ano nos representou foi o Clair Marques. Se a riograndina é filha de alguém, com certeza é do Clair, única pessoa que vi, literalmente, chegar às vias de fato para defender nossa camisa. Também devemos reverenciar a memória de Luiz Alfredo De Boer, conhecido como o “pai do futebol de mesa organizado” em Rio Grande e no Rio Grande do Sul, que lamentavelmente não está mais nesse plano físico, mas cuja liderança e organização foram imprescindíveis na divulgação do futebol de mesa. Também reverenciamos à memória de Gelson Constantino (pai do Mané), outra figura mítica do nosso esporte, que também presidiu a associação, e muito contribuiu para que ela crescesse. A figura de Paulo Roberto Soares Monteiro também deve ser referida como alguém que muito contribuiu para o crescimento da associação riograndina, por puro amor ao esporte, inclusive quando foi seu fiador, colocando seu patrimônio pessoal a disposição para que a riograndina tivesse um espaço para funcionar. Também o nosso querido amigo Ely da Costa dos Santos, ex-presidente que muito contribuiu de todas as formas possíveis e imagináveis para o crescimento da associação. Aos amigos Carlos Alberto Perazo e Ronir Oliveira (A Lenda), que estiveram à frente da riograndina talvez em seus momentos mais difíceis, quando chegamos a funcionar apenas com seis associados. Ao Douglas Brito e ao Sílvio Silveira que marcaram a virada rumo à atual realidade da riograndina, recheada de títulos. Ao ARTESÃO (Ivan Ribeiro) que usando de seu prestígio pessoal agregou inúmeros valores aos nossos quadros. Enfim, a todos aqueles que já vestiram nossa camisa, mesmo quando amavam outras entidades, como o Sérgio Oliveira, que nos deu a honra de sua presença formidável quando aqui residiu por motivos profissionais. Obrigado a todos vocês quer fizeram e fazem parte da nossa história, sem o seu esforço não teríamos atingido o nível que chegamos hoje. Agradecemos às demais entidades co-irmãs, das quais somos adversários, inimigos jamais. Mesmo quando somos criticados, as vezes com palavras ásperas, suas opiniões são levadas em conta, pois sempre temos muito que melhorar, seja dentro ou fora da mesa. Espero que todos possamos continuar juntos, comemorando essa data tão especial. Um fraternal e carinhoso abraço a todos os amigos praticantes desta maravilhosa modalidade que é o futebol de mesa.
Mário Ribeiro – Presidente da ARFM"   



5 comentários:

  1. Parabéns a vocês, é desnecessário falar em grupo, união, técnica, competitividade, etc...
    Parabéns de coração!

    ResponderExcluir
  2. Só quero dizer ao presidente atual que tudo que fiz não foi amor ao esporte e sim a ARFM, pois fui vice presidente e depois presidente por amor a esta associação que me proporcionou a jogar e ter amigos que conservo a até os dias de hoje. Como diz um velho ditado o primeiro amor nunca se esquece. PARABÉNS a ARFM e todos seus associados.

    ResponderExcluir
  3. Quero também dizer pelo bem da verdade que os seis associados que ficaram no momento mais delicado da ARFM foram CLAIR,PERAZO,MONTEIRO,CESAR,ADEMIR e BETÃO.E que RONIR foi para o SCRG. Este episódio se deu no fim do ano de 1984 e início de 1985 quando da fundação do depto.de fut.mesa do SCRG.

    ResponderExcluir
  4. Mário, o seu Gelson era ums dos caras mais camaradas da Riograndina. E o Mané jogava muito futsal (nunca joguei botão com ele). Lembro dele jogando lá no Honório Bicalho (erra esse o nome mesmo??)

    ResponderExcluir
  5. Parabenizo a ARFM pelos 32 anos e sou muito grato a essa associação que me propiciou momentos muito felizes da minha infância e adolescência. Estou voltando a jogar faz duas semanas e devido a um encontro por acaso com o Duda e a equipe da Riograndina aqui em POA. Fui assistí-los no estadual por equipe e cheguei a me emocionar com o título. Essa equipe de hoje é muito boa. Realmente é o Barcelona do futebol de mesa. Me lembro de todas as pessoas comentadas nessa mensagem do Mário e tenho muitas saudades dessa época. Fui novamente contaminado e nos encontraremos por aí, pelos campos de futebol de mesa;

    Parabéns;

    Alam Casartelli

    ResponderExcluir