domingo, 12 de agosto de 2012

Coluna Liso da Bahia (12ª Edição)




INCAP Especial 2012
Campeão: Léo (Santo Amaro)
Vice-campeão: Têta (Salvador)
3º Lugar: Rogério (ACRA)
4º Lugar: Wellington (Salvador)
Da Esq/Dir: Léo, Têta, Rogério e Wellington



INCAP Sênior 2012  
Campeão: Carlos Alberto Mota(Associação Serrinhense de futebol de mesa)
Vice-campeão: Omar(Academia)
Terceiro lugar: Valter Ribeiro(Clube 2004 da Bahia)
Quarto lugar: Eugênio(Liga Aurélio Silva) 

Parabéns Carlos Alberto, que com um sério problema na coluna que já vem de alguns anos , com muito esforço conseguiu competir nas mesas sendo campeão! 
Da esq/dir: Eugênio, Valter, Omar e Carlos!
Campeão Carlos Mota sendo recebendo o troféu!


Torneio Independência da Bahia 2012  
Todo ano no dia 02 de julho é comemorado na Bahia a sua independência. Dia 02 de julho foi disputado na sede da Lapinha em Salvador, o torneio comemorativo da Independêndencia da Bahia, na mesma data da festividade. Premiações:

Categoria Especial
Campeão: Eldenísio Tosta (Clube de Futmesa da Liberdade)
Vice-campeão: Ivo (Lapinha)
Terceiro lugar: Fabrizio (Acra futmesa)

Categoria Sênior
Campeão: Valter Ribeiro (Clube 2004 da Bahia)
Vice-campeão: Luizinho (Lapinha)
Terceiro lugar: Paulo Machado (Associação Ilheense de futebol de mesa - Ilhéus-BA). 
A cidade de Ilhéus ficou mais conhecida a nivel nacional após a publicação, muitos anos atrás, do romance Gabriela escrito por Jorge Amado, cuja trama do romance se desenvolve na cidade de Ilhéus, interior da Bahia.


Acra futmesa
Os oito classificados no primeiro turno deste ano por ordem de classificação: Dudu, Lucas, Danilo, Rogério, Aragão, Waltinho, Fábio Lustosa, Marilton.

Confrontos pelas quartas-de-final do primeiro turno da Acra futmesa:
Dudu  1 x 0 Marilton     
Marilton 0 x 2 Dudu
Fábio 2 x 0 Lucas   
Lucas 2 x 0 Fábio
Waltinho 0 x 0 Danilo   
Danilo 4 x 0 Waltinho
Aragão 1 x 1 Rogério   
Rogério 1 x 0 Aragão

Semifinais
Lucas 1 x 0 Danilo
Danilo 2 x 2 Lucas
Rogério 0 x 0 Dudu  
Dudu 0 x 1 Rogério


Final do primeiro turno da Acra futmesa:
Lucas x Rogério
De forma irretocável e absotuta LUCAS RAMOS conquita o primeiro turno da ACRA FUTMESA. Sem tomar conhecimento da vantagem que levava para as finais, vence as duas partidas por 1 x 0 e 4 x 0 ROGÉRIO LIMA.
Cabe agora aos craques da ACRA correrem atrás do segundo turno, que por sinal já esta pegando FOGO! LUCAS E ROGÉRIO já estão de camarote para as finais de 2012!
Parabéns LUQUINHA pela conquista e por fazer parte de nossa Associação!

Lixamentos de botão para correr

Existem diversas formas de lixar botão para correr que dão certo, bem sucedidas, abaixo relatarei a que eu utilizo para lixar o que não a coloca como mais correta do que os outras formas de lixamento que dão certo, mas  a forma que eu executo e me dou bem lixando.

Comigo já aconteceu diversas vezes na minha vida botonística de vez em quando algum botão prender em campo. De 2004 para cá procurei muitos botonistas e também fabricantes de botão para me informar, pedir dicas.
Foi uma luta árdua, teve vezes no passado que eu achava que lixava muito bem e lixava mal, dominava a técnica parcialmente. Depois descobria que eu entendia parte da coisa e fazia mal feito e o mal feito acabava saindo bom!!! Eu lixava mais ou menos bem sem querer, por erro. Atualmente quando lixo meus botões para correr o método que eu utilizo tem dado certo comigo.
O método que aprendi foi que primeiro temos que colocar o botão reto em cima, caso ele esteja prendendo. Devemos tentar não colocar mais força  num ponto do que no outro o que é bem difícil, mas mesmo fazendo isso mais ou menos bem muitas vezes dá certo também, dá o efeito desejado. Não pode também ao lixar criar vácuo, então o centro não deve ser mais lixado do que o resto porque o botão vai prender devido ao vácuo.

Depois vem a parte que eu tive mais dificuldade: lixar de modo que o ar não fique retido em baixo do botão, lixar de forma que não crie vácuo. Tentei formas de lixamento que outros botonistas fazem lixando de forma eficiente, eu fiz igual ao que eles fazem mas por algum motivo o lixamento comigo não saiu bom. Depois de várias tentativas acertei a mão lixando da seguinte forma (aprendi com um amigo): costumo girar o botão em torno dele próprio em cima da lixa dágua molhada, vou rodando o botão ao lixar para ele não ficar torto, vou molhando a lixa e lixando. Dou uma lixada e vejo se já está bom, se melhorou, e insisto até ficar bom. Se não der resultado, pago a alguém para lixar para mim, na tentativa de dar certo por outro método.

Existem diversas outras formas diferentes que dão resultado, a que eu utilizo ao lixar, atualmente, é a forma descrita acima. Descobri que diferentes modos de lixar dão certo, outros criam vácuo. Gosto de deixar todos os botões do meu time liso correndo muito bem.

Um abraço especial a todos os botonistas gaúchos e aos leitores do blog da Riograndina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário