domingo, 8 de julho de 2012

53ª Coluna do Presidente



Saindo antecipada em função do atraso na postagem da semana passada por conta do Psicopata, mais uma coluninha está no ar.

Corneta – Levamos uma corneta anônima de que o nosso blog seria de autopromoção. E o pior que nem é corneta, mas sim a mais absoluta verdade. O blog da riograndina, assim como os demais blogs de entidades botonísticas, se não são, deveriam ser, formas de se autopromover, de se divertir, de cornetar, de zoar, enfim, de fazer coisas que não sejam levadas a sério. Botão tem que ser diversão, lazer, pegação no pé e tudo de bom que nos remonte à infância (quando éramos felizes e não sabíamos). Claro que ganhar é ótimo, mas mesmo perdendo vamos nos divertir, a fase da riograndina está boa, mas a qualquer momento pode mudar, e daí, vamos continuar nos autopromovendo, nos sacaneando e nos divertindo, por favor façam o mesmo, vamos ser sérios na nossa vida familiar, profissional, social, etc. Lembremo-nos que, somente os simplórios são verdadeiramente felizes, pois para eles a vida não têm grandes mistérios, todos iremos morrer um dia e todos iremos viver até o dia em que morrermos, bem simples assim, por seu turno o sábio é depressivo e sorumbático, pois sabe das limitações da sua finitude. Então encera o teu timezinho e vem. A propósito, esta coluna tem a finalidade de me autopromover (estou cansado de ser mais um rostinho bonito no mundo da taubinha).

Contratação – Com o estrépito e a publicidade que a espécie reclamava foi recebida em nossa humilde residência a contratação que tanto esperávamos. Luis Antonio Rodalles, o simpático gordinho de Jaguarão reforça nossas fileiras de curling, seja bem vindo. 

Punição – Tenho acompanhado na zona de comentários, tanto no nosso blog, como no Gothegol, as manifestação do botonista do GEL, Leonardo Maia, acerca da punição que lhe foi imposta no Estadual de Equipes. A situação enfrentada pelo Leonardo não é nova. Há algum tempo atrás, não sei precisar o ano, mas com certeza foi em uma Taça RS, o Duda, que na época jogava pela AFUMERG, retirou seu time da mesa em um jogo em protesto contra a arbitragem e também foi punido com a perda da possibilidade de jogar a mesma competição no ano seguinte. Naquela ocasião eu já me manifestará sobre a impossibilidade de se implementar esse tipo de punição, ainda mais que fui eu quem atualizou o regimento interno da FGFM, onde existe a previsão da criação de um tribunal de justiça desportiva. Ocorre que, alguns regulamentos de federações ainda guardam este resquício do extinto conselho nacional de desportos, onde as federações tinham apenas “tribunais de penas”, ou seja, diante da prática de algum ato que teoricamente afrontasse o regulamento o atleta era punido sem maiores discussões. Obviamente que a punição adotada em relação ao Leonardo é ilegal e inconstitucional, pois deve ser preservado seu direito de ampla defesa e contraditório. Por isso é necessário que se implemente efetivamente a justiça desportiva, viabilizando ao atleta deduzir seus motivos e, somente após isso é que se pode aplicar as penas previstas. Tenho certeza que o Presidente Daniel Maciel será sensível e implementará aquilo que já está criado.

A verdade por trás de JBR – Desvendei o mistério, fui na vidente do MERCENÁRIO, mãe Dinah, que consultando seu oráculo me revelou  a verdade sobre JBR. Na realidade trata-se de uma teoria conspiratória, JBR não é uma pessoa, mas sim a reunião de diversos nomes do mundo da taubinha (Cristian Costa, CHEFE, Marcelo Cajú, Chambinho, Aldyr, Degani, Pedrinho Hallal, etc.), todos coordenados sob a batuta de Ricardo Wolfgang Von Gothe (o secretário do planejamento da astuta ação), cujo fito final seria de dominar o mundo civilizado. Inclusive o tal JBR, com o intuito de distrair a atenção de todos, alfinetaria seus próprios mentores, criando o caos. Sem dúvida trata-se de manobra diabolicamente inteligente do barbudo tedesco, que pretende, ao assumir o poder, terminar com os campeonatos que conhecemos, adotando certames do tipo Liga Inglesa, Copa Gerd Wenzel, Libertadores, Campeonato Sergipano, etc., onde o indigitado malvado sagrar-se-á sempre campeão. Sem dúvida trata-se de golpe de mestre. Quem viver, verá.....!

 = = = = = = = = = =

Informação
Atualmente, fala-se muito em "exemplo" no futebol de mesa. Nossos web-leitores sabem aquela história de "dar lição de moral de cueca"??? Ditado antigo, mas que valeria para alguns "exemplos"... Ao contrário, abaixo temos um verdadeiro exemplo, na nossa concepção: campeoníssimo, íntegro na mesa (o que é pré-requisito) e que - principalmente - sabe reconhecer a vitória de seus adversários, restringindo a rivalidade à mesa. Ele, em certo momento, também se mostrou cansado com a facilidade de se "amarrar" o jogo no Cavado... O que ele fez? Se jogou na modalidade Liso ao invés de ficar falando dos outros aos quatro cantos... E, hoje, já é um campeão da modalidade, levando para Santa Vitória do Palmar o título de Campeão Centro-Sul Brasileiro 2012, como sabido por todos e bem destacado pelo nosso craque Silvio Silveira no encerramento do Estadual de Equipes! Estamos falando, obviamente, do atleta Robson Bauer, que carinhosamente enviou a nossa redação um email - não anônimo - parabenizando a nossa ARFM... Abaixo, vejam suas palavras:
"Parabéns por mais um título!!! Realmente vcs estão acima dos demais!!! Abraço!"

Falou pouco e falou bonito! Obrigado Campeão!

5 comentários:

  1. hehehehe...Mário não da corda a esse tal de JBR. É legal? É , com toda certeza.... e é simplesmente alguém atrás de uma máskara falando o que todo mundo tem vontade de falar e não tem coragem! O dia a dia da ARFM já é assim por si só , onde todo mundo fala na cara de todo mundo. Estão enchendo muito a bolinha desse JBR e ao mesmo tempo dando IBOPE ao blog do Gothe.

    ResponderExcluir
  2. Presidente: parodiando o grande campeão
    "Parabéns por mais uma coluna!!! Realmente vc está acima dos demais!!! Abraço!"
    Caco.

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela força Mário!
    Imagino que tu também possua formação jurídica e entende o porquê do minha insatisfação. Reafirmo que em nenhum momento me neguei a arbitrar jogos, eis que arbitrei todos que estavam sob a minha responsabilidade no estadual por equipes. Em verdade, a minha ausência na manhã de Domingo se deu por justo motivo e que revelarei agora porque espero encontrar mais pessoas que se juntem ao meu protesto. Na sexta-feira, data de início do Estadual, a minha esposa, que é técnica química no SANEP, foi informada que estava escalada para trabalhar em regime de plantão no Domingo das 8:30 as 17:30. O local de trabalho da minha esposa é a Estação de Tratamento do Sinnot que fica no 9º distrito de Pelotas e que dista uns 16 km do centro da cidade. Ocorre que, aos Domingos, a única maneira de se chegar ao seu local de trabalho dela no horário correto é fazendo uso do próprio veículo. Entretanto, a minha esposa está com a CNH suspensa em razão de multa de trânsito (excesso de velocidade maior que 50%), fato que me obrigava a leva-la ao local de trabalho. Bueno, em razão da distancia, que separa a Estação de Tratamento de água em Pelotas e a AABB em Canguçu, não havia tempo hábil para minha chegada antes do início da rodada que seria às 9:30 da manhã. E foi, por esta razão, que no Sábado a noite, a equipe do GEL informou a Federação do problema e eu fui substituído por outro botonista na arbitragem das semi-finais, sem qualquer ressalva da possibilidade de imputação de qualquer penalidade.
    Diante da punição e da certeza da ilegalidade, é meu dever dizer que a minha punição é deveras absurda e deverá ser revertida no âmbito da Federação ou fora dele, pois com advogado é impossível tolerar a manutenção dessa ilegalidade.

    Abraço.

    Leonardo Maia (Gel Futmesa)

    ResponderExcluir
  4. Mário:

    Quero me associar a tua manifestação em torno de assegurar o contraditório, a ampla defesa a quem quer que seja. Isso é um direito assegurado pela Constituição Federal e nenhuma penalidade pode ser aplicada desconhecendo essa regra. Manifestei a minha opinião numa reunião de Comissão de Justiça no ano passado, num episódio que envolvia o Marcos Piruka. Acho um absurdo aplicar uma penalidade sem darmos o direito de defesa ao atleta. Ofende a nossa inteligência atitude contrária a esse princípio, creio eu. Parabéns mais uma vez por tua coluna - brincadeira, brincadeira mas quando é sério, fala sério - é isso aí. Um abração - estou com saudade das nossas partidas!!!!

    ResponderExcluir